Passar para o Conteúdo Principal

Apresentação Pública do projeto internacional IN COMMON SPORTS

Logo olympics 1 980 2500
31 Janeiro 2018

Está agendada para o próximo sábado, 3 de fevereiro, pelas 16h00, na Biblioteca Municipal de Vila Nova de Cerveira, a apresentação pública do projeto internacional liderado pelo Município de Vila Nova de Cerveira, IN COMMON SPORTS – Intergenerational Competition As Motivation For Sport And Healthy Lifestyle of Senior Citizens. Enquanto embaixador do projeto, o Preparador Físico da Seleção Nacional de Futebol, João Carlos Costa, vai deixar testemunho.

Pelos resultados positivos alcançados em três anos (2015-2017), o projeto das Olimpíadas Intergeracionais vai ser replicado em mais países da Europa, fruto da aprovação de uma candidatura submetida pelo Município cerveirense ao programa Erasmus + Sport. Até 2020, Vila Nova de Cerveira vai liderar uma parceria internacional que agrega o Instituto Politécnico de Viana do Castelo (Portugal), a Associação Zoldpont (Hungria) e os Municípios de Cesena (Itália), de Trikala (Grécia) e de Aksakovo (Bulgária), com o objetivo de aprofundar o conhecimento dos fatores motivacionais para a prática continuada de exercício físico na população idosa e o impacto da competição “Olimpíadas Intergeracionais” no estado de aptidão física e mental do idoso.

A sessão pública de apresentação é dirigida à comunidade em geral, dando a conhecer as linhas orientadoras da iniciativa e procurando o envolvimento da população com 60 ou mais anos de idade no estudo internacional que será desenvolvido nos próximos três anos no âmbito do desporto.

A apresentação será conduzida pelo Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, Fernando Nogueira, e por um representante do IPVC, contando ainda com a presença do embaixador do projeto, o Preparador Físico da Seleção Nacional de futebol, João Carlos Costa.

Com um financiamento superior a 300 mil euros, o projeto IN COMMON SPORTS foi aprovado pelo Programa Erasmus+ Sport, enquadrado na medida Collaborative Partnerships – Group of Priorities 1 (HEPA & European Week of Sport).