Passar para o Conteúdo Principal

Orçamento Participativo Transfronteiriço Cerveira-Tomiño com oito propostas a votação

Newsletter eventos 1 980 2500
19 Dezembro 2017

Pela segunda vez, os cidadãos de Vila nova de Cerveira e de Tomiño são chamados a eleger três projetos no âmbito do Orçamento Participativo Transfronteiriço (OPT) 2018. No total, vão ser colocados a votação, entre 20 de dezembro e 20 de fevereiro, oito propostas de cooperação diferentes apresentadas por um total de 12 entidades e dois cidadãos dos municípios envolvidos.

Durante dois meses, cerveirenses e tomiñenses recenseados nos respetivos concelhos são convidados a aceder à plataforma eletrónica do OPT (http://participacerveiratomino.eu/) e votar em três projetos – um por área de intervenção Educação e Cultura, Território e Ambiente, Desporto e Lazer – mediante o grau de importância e impacto no fortalecimento da cooperação transfronteiriça existente.

Depois de apresentadas e aprovadas, as propostas da edição 2018 do OPT que se encontram em fase de votação são:

  • Oferta de atividades artísticas dirigidas à população escolar de Cerveira e Tomiño
  • Intercâmbio Musical Transfronteiriço
  • Sabores da Aldeia e Sons das Trovoadas Transfronteiriças
  • Jornadas Acessibilidade para Todos
  • ‘Felizes nas compras’: Resolução de problemas dos consumidores
  • App Turismo Acessível
  • BTT & Trail Running em Ceveira e Goián
  • Desporto Náutico Para Todos

O orçamento total disponibilizado é de 20 mil euros, repartido em partes iguais entre o Município de Vila Nova de Cerveira e o Concello de Tomiño. Podem participar maiores de 18 anos de idade que estejam recenseados em Vila Nova de Cerveira ou Tomiño.

O Orçamento Participativo Transfronteiriço é um projeto pioneiro na Euroregião Galiza-Norte de Portugal que procura envolver a população de Cerveira e Tomiño na definição de soluções para necessidades comuns. Trata-se de um projeto que integra a Agenda Estratégica de Amizade de Cooperação Transfronteiriça Cerveira- Tomiño, cofinanciado a 75% pelo Programa INTERREG V-A POCTEP, fundos do FEDER da União Europeia.

O período de votação decorre entre 20 de dezembro de 2017 e 20 de fevereiro de 2018.