Passar para o Conteúdo Principal

Autarquia informa munícipes sobre novas obrigações na prevenção contra incêndios

Img 95700 1 980 2500
29 Novembro 2017

Perante o pacote significativo de alterações no âmbito da Proteção Civil inscritas no Orçamento de Estado para 2018, a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira vai avançar com a realização de ações de sensibilização em todas as freguesias do concelho, de forma a informar e esclarecer os munícipes. Mentrestido e Gondarém acolhem sessão já no próximo sábado, às 15h00 e 17h00, respetivamente.

Para além de reforçar as medidas de prevenção normais, a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira pretende sensibilizar a comunidade para as novas diretrizes governamentais para a floresta e o combate aos incêndios, em particular aquela que envolve os proprietários privados que passam a ser obrigados a limpar os seus terrenos até 15 de março.

Devido ao aumento para o dobro das coimas pela infração à legislação, a autarquia vai promover um conjunto de ações de sensibilização em todas as freguesias do concelho, para as quais apela à participação massiva, dada a importância e impacto da temática.

Protagonizados pelo Adjunto do Presidente da Câmara Municipal, Pedro Soares, e pelo Comandante da Proteção Civil Municipal, Carlos Miguel Alves, estes contactos de proximidade arrancam já no próximo sábado, 2 de dezembro, nas freguesias de Mentrestido e de Gondarém, às 15h00 e 17h00, respetivamente, nas sedes da junta local. Para o dia 16 de dezembro também já estão agendadas ações nas freguesias de Sapardos e de Loivo, às 14h30 e 17h30, respetivamente. Oportunamente será dado a conhecer a calendarização para as demais freguesias.

De sublinhar que o recentemente aprovado Orçamento de Estado para 2018 aposta numa “cultura de segurança” e de “aproximação da prevenção do combate aos incêndios”, em vez de gerir de forma separada estas duas vertentes.