Passar para o Conteúdo Principal

Retiradas árvores ‘doentes’ do Castelinho

Arvores castelinho2 1 980 2500
29 Novembro 2017

Após análise técnica municipal devidamente fundamentada e, posteriormente, corroborada por técnicos externos especializados em arboricultura, a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira avançou com mais uma intervenção de corte de alguns choupos ‘doentes’ no Parque de Lazer do Castelinho, numa ação preventiva de segurança pública.

Iniciado em 2015, este processo de substituição de árvores naquele espaço de lazer por excelência tem avançado de forma progressiva. Cada árvore retirada é prévia e minuciosamente estudada para garantir que esta ação interventiva seja justificada em prol do benefício público.

Frequentado por milhares de pessoas ao longo do ano, o Parque de Lazer do Castelinho ostenta algumas árvores de grande porte que se encontram secas e com forte risco de queda, colocando em causa a segurança de utilizadores e dos equipamentos ali existentes.

A espécie que suscita mais preocupação é o choupo, por ser de curta longevidade e propensa a colapso, quer parcial quer integral. As opiniões técnicas convergem na sua substituição por novas espécies com caraterísticas adequadas à natureza de solos, dotadas de uma altura eficaz para suportar intempéries e que proporcionem, por muitos anos, a desejada sombra para os utilizadores do parque na época de verão.