Passar para o Conteúdo Principal

Aberto até 23 de outubro o Concurso de Ideias para Travessia Pedonal sobre o rio Minho

Img 7891 1 980 2500
06 Setembro 2017

Após publicação do anúncio no Boletim Oficial da Província de Pontevedra no final de agosto, 23 de outubro é o prazo limite para a apresentação de propostas ao Concurso Internacional de Ideias para a Travessia Pedonal sobre o rio Minho. Convocatória com intervenção de júri visa a seleção de três propostas de estudo técnico que sirva de base para a elaboração do futuro projeto de construção de uma ponte pedonal e ciclável que faça a ligação entre os parques do Castelinho, em Vila Nova da Cerveira, e da Fortaleza, em Goián, Tomiño.

Apresentadas em sessão pública no passado dia 10 de agosto, em Vila Nova de Cerveira, as bases do Concurso Internacional de Ideias para a Travessia Pedonal sobre o Rio Minho já estão disponíveis para consulta e, consequente, recolha de propostas. Com o objetivo de facilitar o acesso e a correta localização deste expediente no Perfil do Contratante, integrado na Plataforma de Contratação do Sector Público, o referido Concurso de Ideias figura no Perfil do Contratante com o número de expediente 2017015427, mantendo a mesma denominação (BOPPO 31/08/2017).

Num investimento de 209 mil euros, financiado em 75% pelo POCTEP, o presente concurso vai desenvolver-se em três fases: na primeira serão selecionadas as três melhores propostas de estudo técnico, sendo que cada finalista recebe um prémio de participação no valor de 9 mil euros; numa segunda fase, os três selecionados são convidados a participar num procedimento negociado sem publicidade para a redação do anteprojeto da ponte. O contrato será adjudicado ao vencedor por um valor de 54.450,00 euros antes do verão de 2018. Uma vez entregue o anteprojeto, e no caso da proposta ser viável e reúna as autorizações necessárias que garantam a execução, na terceira e última fase, a Deputación de Pontevedra encarregará o vencedor de formular a versão definitiva do projeto, com um orçamento máximo de 121.880,00 euros. A melhor proposta será eleita por um júri de âmbito internacional, com representação de escolas técnicas, colégios oficiais e administrações com competências e interesses na ponte de ambos lados do rio Minho.

O objetivo é que a imagem da futura Travessia Pedonal sobre o rio Minho, que vai unir as margens de Vila Nova de Cerveira e de Tomiño, seja conhecida na Primavera de 2018. Enquadrado numa das atividades do VISIT_RIO_MINHO apresentado à primeira convocatória do Programa Operativo Espanha-Portugal (POCTEP) 2014-2020 Interreg V-A, esta é uma candidatura conjunta da Deputación de Pontevedra com a CIM Alto Minho, os concelhos do norte de Portugal, a Fundação CEER, o Centro Tecnológico do Mar e a Universidade de Vigo, num orçamento total aprovado de 2 milhões de euros, financiado a 75%.

Link: https://www.depo.es/ponte-peonil-sobre-o-mino/concurso-de-ideas